Encontro de Investigação em Educação Matemática 2017

Grupos de Discussão

Tema do Encontro 2017:

O ensino e a aprendizagem da Geometria

A Geometria é um dos grandes campos da Matemática. As figuras geométricas, envolvendo representações icónicas e simbólicas, constituem um suporte fundamental para o raciocínio geométrico necessário para resolver problemas dos mais diversos tipos, envolvendo propriedades de objetos geométricos, construção de figuras, lugares geométricos, transformações geométricas, etc. Desde há muitos séculos que constitui um domínio privilegiado para a formulação e o estudo de uma organização dedutiva da Matemática. Para além do estudo dos seus problemas próprios, a Geometria é também importante como instrumento de modelação, com suas conexões com todos os outros campos da Matemática. O desenvolvimento das novas tecnologias, em especial com os ambientes de geometria dinâmica, veio criar novas oportunidades para o trabalho escolar em Geometria, favorecendo uma abordagem exploratória no estudo dos objetos geométricos e suas propriedades.

A investigação internacional e nacional sobre os problemas ensino e da aprendizagem da Geometria tem permitido identificar aspetos importantes na compreensão dos alunos, bem como na natureza do trabalho a realizar em sala de aula com vista a promover a sua aprendizagem. No entanto, apesar destes progressos, muitas questões em aberto continuam a reclamar estudo aprofundado, tanto no que se refere às aprendizagens dos alunos, como nos planos da construção dos currículos e materiais educativos, da formação dos professores e da avaliação das aprendizagens.

Os grupos de discussão serão os seguintes:

GD1: Ensino e aprendizagem em Geometria

Dinamizadores:

Isabel Vale (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo)

Teresa Pimentel (Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo)

 

GD2: Formação de professores em ensino da Geometria

Dinamizadores:

Margarida Rodrigues (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa)

Neusa Branco (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém)